M. Isabel Rosa Dias

Departamento de Línguas, Comunicação e Artes
FCHS da Universidade do Algarve
Campus de Gambelas
8005-139 Faro

Email: midias@ualg.pt

Graus Académicos/Vínculos Profissionais

Doutoramento em Literatura e Cultura Portuguesa, 2004 (Universidade do Algarve) − “Culto e Memória Textual de S. Vicente”

Mestrado em Literatura Portuguesa Medieval, 1996 (Universidade de Lisboa) − “A Arte de Ser Bom Cavaleiro” (estudo sobre o Livro da Ensinança de Bem Cavalgar Toda Sela de D. Duarte).

Docente na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve (1995-2008). Prof.ª Auxiliar desde 2004.

Ensino e interesses de investigação

Literatura Portuguesa Medieval; História da Literatura Portuguesa; Codicologia

Projectos de investigação

2008- Preparação da edição crítica do Livro da Vida e Milagres da Rainha Santa Isabel (com base no ms. do séc. XVI que se encontra no Museu Machado de Castro, Coimbra)

2007-10 Projecto FCT destinado à constituição de um Arquivo e catálogo do corpus lendário português. Coordenação de Isabel Cardigos do Centro Ataíde Oliveira, Universidade do Algarve

2005- Elaboração de uma Bibliografia on-line da Hagiografia Medieval Portuguesa. Em co-autoria com Cristina Sobral da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Associações Científicas

Membro da Associação Hispânica de Literatura Medieval

Publicações

2008 “Ecos da trasladação de S. Vicente para Lisboa, na Flandres”, in Lisboa Medieval, os rostos da cidade, Actas do II Encontro Nova Lisboa Medieval (2004), Lisboa, Universidade Nova de Lisboa/Livros Horizonte, 400-405.

2007 “Un traité hippiatrique galicien” (recensão), Revue de Philologie Romane, 6 (2005), Zurique, 95-98.

2006 “Fernando de Portugal, Conde da Flandres”, in Modelo, Actas do Vº Colóquio da Secção Portuguesa da Associação Hispânica de Literatura Medieval (2004), coordenação de Ana Sofia Laranjinha e José Carlos Miranda, Porto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 173-178.

2005 “A Passio de S. Vicente”, in S. Vicente, diácono e mártir. Padroeiro de Lisboa, Catálogo da Exposição comemorativa dos 1700 anos do martírio de S. Vicente, Lisboa, Centro Cultural de Lisboa Pedro Hispano/ Cabido da Sé Metropolitana Patriarcal de Lisboa, 287-292.

“Le Livre de Baudouin, comte de Flandre, et de Ferrant, fils du Roi de Portugal”, in Relações Literárias Franco-Peninsulares, Actas do Colóquio Internacional realizado entre 24-26 de Novembro de 2003, coordenação de Ana Clara Santos, Faro, Edições Colibri/ Departamento de Letras Clássicas e Modernas da FCHS da Universidade do Algarve, 175-182.

2004 “Uma cópia desconhecida do Livro dos Conselhos de D. Duarte”, in Românica, 13, Departamento de Românicas da Faculdade de Letras de Lisboa, Edições Cosmos, 105-124.

“Uma narrativa sobre a trasladação de S. Vicente para Lisboa proveniente do Mosteiro de Saint-Ghislain”, in Da Decifração em Textos Medievais, Actas do IVº Colóquio da Secção Portuguesa da Associação Hispânica de Literatura Medieval (2002), coordenação de Ana Paiva Morais, Teresa Araújo e Rosário Paixão, Lisboa, Edições Colibri, 247-258.

“A Lenda do rei Bamba”, in Estudos de Literatura Oral, 9-10 (2003/2004), coordenação de Isabel Cardigos e J. J. Dias Marques, Centro de Estudos Ataíde Oliveira, Faro, Universidade do Algarve, 111-128.

2001 “Uma tradição nacional sobre S. Vicente”, in Figura, Actas do IIº Colóquio da Secção Portuguesa da Associação Hispânica de Literatura Medieval (1998), coordenação de António Branco, Faro, Universidade do Algarve, 233-246.

1997 Arte de Ser Bom Cavaleiro (estudo sobre o Livro da Ensinança de bem cavalgar toda sela de D. Duarte) Lisboa, Editorial Estampa.

“De como o mosteiro de S. Vicente foi refundado”, in O Género do Texto Medieval, Actas do Iº Colóquio da Secção Portuguesa da Associação Hispânica de Literatura Medieval (1996), coordenação de Cristina Almeida Ribeiro e Margarida Madureira, Lisboa, Cosmos, 139-144.

1994 “Os Livros III, IV e V do Institutorum Rei Militaris de Vegécio”; “O mouro na Crónica da Conquista do Algarve”, in A Guerra até 1450, coordenação de Teresa Amado, Lisboa, Quimera Editora, 71-84 e 365-376.

A publicar

“D. Pedro Sanches e a lenda dos cinco mártires de Marrocos”, in Lugar, Actas do VIº Colóquio da Secção Portuguesa da Associação Hispânica de Literatura Medieval, Universidade de Coimbra, 2006.

“A narrativa da vida e milagres da Rainha Santa Isabel: testemunhos e edições”, Actas do XII Congresso Internacional da Associação Hispânica de Literatura Medieval, Universidade da Extremadura, Cáceres, 2007.

“A cronica del rei dom Affomso: fonte perdida da Crónica de 1419”, Actas do VII Encontro Internacional de Estudos Medievais, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.

Comunicações

2007 “A narrativa da vida e milagres da Rainha Santa Isabel: testemunhos e edições”, XII Congresso Internacional da Associação Hispânica de Literatura Medieval, Faculdade de Filosofia e Letras, Universidade da Extremadura, Cáceres (Espanha).

“A cronica del rei dom Affonso: fonte perdida da Crónica de 1419”, VII Encontro Internacional de Estudos Medievais, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza (Brasil).

2006 “D. Pedro Sanches e a lenda dos cinco mártires de Marrocos”, VIº Colóquio da Secção Portuguesa da Associação Hispânica de Literatura Medieval, Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra.

“D. Pedro Sanches na rota dos poderes”, Jornada de Estudos Medievais sobre o Poder, Universidade Aberta, Lisboa.

“História da Literatura Portuguesa”, 6º Curso de Verão de Língua portuguesa para estrangeiros, FCHS, Universidade do Algarve.

2005 “Tópicos de Literatura Portuguesa”, 6º Curso de Verão de Língua portuguesa para estrangeiros, FCHS, Universidade do Algarve.

2004 “As histórias lisboetas de S. Vicente na Flandres medieval”, II Colóquio Nova Lisboa Medieval. Os rostos da cidade, Universidade Nova de Lisboa/Biblioteca Orlando Ribeiro, Lisboa.

“Fernando de Portugal, Conde da Flandres”, Vº Colóquio da Secção Portuguesa da Associação Hispânica de Literatura Medieval, Círculo Universitário do Porto, Universidade do Porto.

“S. Vicente na literatura medieval portuguesa”, ciclo de palestras no âmbito da comemoração dos1700 anos do martírio de S. Vicente, Sé Patriarcal de Lisboa.

“S. Vicente na tradição escrita medieval portuguesa”, Curso Livre de História da Literatura Portuguesa, FCHS, Universidade do Algarve.

2003 “Le Livre de Baudouin, comte de Flandre, et de Ferrant, fils du Roi de Portugal”, Colóquio Internacional sobre Relações Franco-Peninsulares, FCHS, Universidade do Algarve.

2002 “Uma narrativa sobre a trasladação de S. Vicente para Lisboa proveniente do Mosteiro de Saint-Ghislain”, IVº Colóquio da Secção Portuguesa da Associação Hispânica de Literatura Medieval, FCSH, Universidade Nova de Lisboa.

“Em torno da cronica del rei dom Affomso, fonte da Crónica de 1419”, 1º Colóquio de Literaturas Românicas, O Jogo no Jogo. Divertimento, Experimentalismo, Problematização do Literário, FCHS, Universidade do Algarve.

1999 “Variações sobre o tema do amor nalgumas cantigas de amigo”, Escola Secundária de Tavira.

1998 “A Crónica da Conquista do Algarve - fontes, aproveitamentos, estrutura, ideologia e intenção”, Escola Secundária de Tavira.

“Planificação de narrativas no Ensino Secundário”, FCHS, Universidade do Algarve.

“Uma tradição nacional sobre S. Vicente”, IIº Colóquio da Secção Portuguesa da Associação Hispânica de Literatura Medieval, FCHS, Universidade do Algarve.

1996 “De como o mosteiro de S. Vicente foi refundado”, Iº Colóquio da Secção Portuguesa da Associação Hispânica de Literatura Medieval, Torre do Tombo, Lisboa.

Imprimir Adicionar aos favoritos Enviar a um amigo

Send to a friend