Biblioteca

imagens 1

A biblioteca do Centro de Estudos Ataíde Oliveira forra as paredes do CEAO que não têm janelas nem arquivos. Consta de várias partes distintas:

  • Revistas obtidas em permuta com a revista Estudos de Literatura Oral (ELO): perto de cem periódicos, que repartimos com a Biblioteca Central da Universidade do Algarve quando os assuntos não estão relacionados com literatura oral;
  • Contos tradicionais portugueses e estrangeiros, e outros géneros de literatura oral;
  • Índices e catálogos, e estudos sobre contos;
  • Livros de ciências (antropologia, psicologia, mitologia) e literaturas afins, em grande parte um legado de um colega e pesquisador, Max Pearson (1945-2001).

A bilioteca do CEAO tem também acolhido doações de colegas portugueses e estrangeiros, como Maria Aliete Galhoz, a americana Ruth Bottigheimer e a israelita Heda Jason. Muitos têm feito bom uso da nossa biblioteca, estudantes e docentes, desta e doutras universidades.

Não pode, por ora, ser útil para além de quem a visite, porque ainda está por catalogar. A sua catalogação e informatização dos dados é um dos projectos do CEAO, para o que estará convidado um estagiário em arquivística interessado em contos ou em literatura oral.

Imprimir Adicionar aos favoritos Enviar a um amigo

Send to a friend