Arquivo de contos tradicionais portugueses

imagens 13

Em 1997 o CEAO empreendeu a tarefa de arquivar, classificar e calalogar os contos tradicionais portugueses, primeiro através de financiamentos da JNICT ("Catálogo e Arquivo do Conto Tradicional Português", Praxis/2/2.1/CSHI709/95, entre 1997 e 2000) e Sapiens ("Arquivo de Contos e Romances da Tradição Oral", POCTI 19997ELT 341331/2000, entre 2001 e 2004).

Arquivo Nacional do Conto Tradicional

O CEAO tem um arquivo físico (actualmente de oito arquivadoras de quatro gavetas) com os contos portugueses publicados e inéditos, ordenados pelo seu número na classificação internacional (Aarne e Thompson): além dele, tem uma base-de-dados com a identificação de todos os contos arquivados e classificados; está em curso a arquivação electrónica de todos os textos constantes do arquivo físico.

Catalogação

Partindo do arquivo, elaborou-se um índice do conto tradícional português, submetido para publicação em Iíngua inglesa na colecção Folklore Fellows Communications da Akademla Scíentiarum Fennica, Helsínquia. Este índice está a ser traduzido e adaptado para publicação em Iíngua portuguesa, diferentemente da versão inglesa. O Catálogo Tipológico do Conto Tradicional Português será acrescido de um texto do nosso arquivo para exemplificar cada conto-tipo. Sera assim muito mais volumoso, pelo que constará de três volumes:

  • Contos de Animais e Contos Maravilhosos;
  • Contos Religiosos e Novelescos;
  • Contos Jocosos e de Fórmulas.

Outras actividades no âmbito do arquivo

  • Classificação das colecções publicadas
    O CEAO tem-se prontificado a classificar e anotar as publicações de contos tradicionais que lho solicitem. São disso exemplos os dois volumes da Memória Tradicional de Vale Judeu e o volume de contos de Memória Tradicional de Loulé. todos estes frutos de recolhas da responsabilidade de Idalia Farinho Custódio.
  • Transcrição
    Uma das tarefas arquivísticas mais constantes do CEAO é a transcrição e revisão de transcrições de material contístico a partir de cassetes de recolhas de várias origens, nomeadamente levadas a cabo pelos alunos da Universidade do Algarve que, no âmbito da licenciatura ou do mestrado, frequentaram disciplinas de Literatura Oral e de Cultura de Tradição Oral.
    A transcrição mais notável que se tem vindo a realizar é a do material contístico do espólio de Joannel Purcell, recolhas realizadas nos Açores em 1969-1970. Só de um narrador da ilha das Flores foram transcritas vinte cassetes de contos. tendo sido o material áudio gravado num CD.
    Este trabalho de transcrição tem estado a cargo da tarefeira Ana Botelho de Azevedo.
  • Serviços
    Na sua face fisica de arquivadoras com gavetas e bolsas, o Arquivo tem servido a pesquisa de muitos, não só no âmbilo de trabalhos de licenciatura. de mestrado e doutoramento desta e doutras Universidades, mas também na formação de contadores de histórias, amadores e profissionaI. Na sua face informática, esperamos ter uma forma abrevidada do catálogo do conto português neste website. Se tiver alguma pergunta a fazer-nos, escreva-nos!

Amostragem de contos Tradicionais Portugueses constantes do arquivo informático

Imprimir Adicionar aos favoritos Enviar a um amigo

Send to a friend